Cosplay é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter", e tem sido utilizado no original, como neologismo. é a arte de se vestir/fantasiar de algum personagen, sendo ele de um livro, mangá, anime ou videogame, vale de tudo
sem preconceitos.
sem preconceitos.
Como surgiu?
Originalmente conhecido como masquerade, o cosplay NÃO foi criado no Japão. O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon, na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". Desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos. Os primeiros cosplays de mangá/anime registrados são posteriores aos anos 70, nos EUA. O fenômeno do cosplay chegou ao Japão na década de 80 pro meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica.
Cosplay originariamente ligava-se a personagens de quadrinhos. Com o passar do tempo, contudo, foi-se tornando uma tradição e um hábito que se espalhou por todos os tipos de convenções, a envolver séries ou personagens, principalmente as de Jornada nas estrelas (Star Trek) e Guerra nas estrelas (Star Wars), no qual as pessoas fantasiadas tornaram-se atração principal, em concursos de fantasia e interpretações de cenas dos filmes ou episódios, o que permitia revelar talentos de nivel profissional. Rapidamente se espalhou pelo mundo todo, chegando na Comiket, famosa convenção realizada há anos no Japão, onde o termo se popularizou e se espalhou especialmente em eventos e encontros de anime, mangá e videogames, respectivamente as animações e quadrinhos japoneses.
A palavra cosplay, como já foi dito, é uma espécie de abreviação para "costume play" (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar). Ou seja, o cosplayer se caracteriza como um personagem de algum livro, mangá, jogo ou filme que queira homenagear; representa a personalidade deste; e em alguns eventos pode até mesmo competir com outros cosplayers em concursos, embora o grande barato e diversão sejam a exposição e o contato social gerado dentro do ambiente. Um dos principais objetivos desse passatempo é fazer amigos.
O Cosplay não é um Hobbie muito barato, exitem cospayers que chegam a gastar certa de 3 mil reais por fantasia, mais não se preucupe pois se você esta pensando em começar a fazer cosplay, você não vai ter que gastar 3 mil,existem fantasias de todos os preços, existem lojas especializadas que alugam as fantasias e tem tambem quem faça a sua propria.
Algumas dicas para fazer o seu primeiro Cosplay:
1º Escolha um personagen de algum anime, manga ou videogame que você conheçe goste e que combine com você
2º As vezes o melhor cosplay não é o mais caro mais sim o mais simples o que capta a esência do personagen
.
.
3º incorpore o personagen, seja o personagen, quanto mais você souber sobre ele mais perfeito vai ficar.
Seguindo essas 3 dicas eu tenho certeza que você vai conseguir!
Gente por hoje é só!
Arigatou gozaimasu!
\o/
2 comentários:
hehe! vlw msm pelo post sobre cosplay \o\ \o\ lol /o/ /o/ as vzs nem lembramos de procurar sobre a origem XD [ps: fikei besta ao descobrir q o cosplay não foi criado no Japão >_<"]
:)
Postar um comentário