Vocaloid (ボーカロイド Bōkaroido) é um software de síntese de voz desenvolvido através de um projeto de investigação entre a Universidade Pompeu Fabra, na Espanha e Yamaha, que apoiou financeiramente o desenvolvimento e, mais tarde desenvolveu o software para o produto comercial "Vocaloid". Ele usa tecnologia de sintetização de voz gravada especialmente de atores ou cantores. Para criar uma canção, o usuário deve ter a melodia e a letra. Cada Vocaloid é vendido como "um cantor em uma caixa" projetado para funcionar como um substituto para um cantor real.
A Yamaha iniciou o desenvolvimento do Vocaloid em março de 2000 e anunciou o produto pela primeira vez na convenção alemã Musikmesse entre 5 e 9 de março de 2003. Os primeiros Vocaloids, Leon e Lola, foram lançados pelo estúdio Zero-G em 3 de março de 2004, sendo vendidos como "Vocalistas Virtuais de Soul". Leon e Lola apareceram pela primeira vez no NAMM Show em 15 de janeiro de 2004.
Foi lançado em 2009, chamado Hatsune Miku: Project Diva, um clássico musical, parecido com o jogo OSU. Também é possível mudar o guarda-roupa de Miku e das outras personagens incluídas no jogo, KAITO, MEIKO, Rin, Len e até Haku e Neru, Vocaloids fanmade que foram adotadas pela companhia. Em 2010 foi lançado Hatsune Miku: Project Diva 2nd, um jogo similar ao primeiro, com algumas mudanças, como mais personagens e músicas novas.Em 2011 foi divulgado Hatsune Miku: Project Mirai Para Nintendo 3DS.
Existem alguns Vocaloids fanmades, que são personagens criados por fãs que admiram muito as personagens, usando a voz de um Vocaloid já existente com parâmetros específicos. A Crypton Future Media (uma das empresas que desenvolvem Vocaloids) adotou algumas mascotes que foram criados pelo público, eles são: Neru Akita, Haku Yowane, Luka Tako ("Luka Polvo") e Miku Hachune. Muitas pessoas confundem Miku Hatsune com Miku Hachune, mas são duas personagens diferentes. Miku Hachune é uma versão pequena da personagem Miku Hatsune.
0 comentários:
Postar um comentário